Sunday, March 1, 2009

MSN kills IRC?

Este é um assunto que muitas vezes falo com o pessoal que conheci no já "extinto" IRC, os meus primeiros passos no mundo virtual foi precisamente as longas horas passadas no IRC a conhecer pessoal dos 4 cantos de Portugal, pois bem, com a ascensão do MSN isso acabou...

O MSN, apesar de todas as mariquices, ser mais seguro, uso à webcam e afins, não engloba o verdadeiro gozo de frequentar os chats virtuais: conhecer pessoas!
Pensem de vossa sinceridade: desde que têm o MSN, conheceram alguém porreiro inesperadamente?

Claro que não! Com o MSN ficaram limitados aos "vossos", tipo o "Gettho da Varsóvia" como diria um amigo meu, só têm acesso a pessoal com quem já tiveram no mínimo algum contacto, e não nada espontãneo como acontecia no IRC.

E no meu caso, acontece também, que só paí 10% dos contactos se aproveita, se a maior parte deles trata-se de pessoas que vês todos os dias, ou com frequência, vão-lhes dizer o quê?

Para além do MSN ter morto a capacidade do chat virtual de conhecer pessoal instantaneamente, há outro grande inconveniente: quem não se lembra das conversas de grupo num canal? Com mais do que dois intervenientes, ou por vezes o canal todo a debater um assunto ou um tema qualquer, quem frequentou o IRC sabe do que estou a falar, e era esse um dos grandes trunfos do IRC...

Como diria Nietzsche, modernismo não é sinónimo de evolução, e a meu ver, isso aplica-se perfeitamente neste caso, porque o MSN é "moderno", mas nem por sombras é melhor que o velhinho IRC...

O meu veredicto à questão "MSN kills IRC?" é que o MSN assassinou por completo o IRC, eu próprio que nem gosto do MSN fui "obrigado" a aderir ao mesmo afim de continuar a ter contacto com as pessoas que eu tinha conhecido, mas a partir desse instante tornou-se uma comunidade fechada, no sentido que já não é possível fazer conhecimentos espontaneamente.

2 comments:

Anonymous said...

E verdade. Se a vida virtual já é um afastamento da vida real, ou seja, lamentável, mas compreensível, nos dias de decadência urbana e tecnológica que vivemos, então, o MSN é um afastamento da genuinidade e abertura saudáveis do IRC. Tantas gargalhadas dei, tantas músicas novas ouvi, (curiosamente, nunca saí com miudas conhecidas na internet), tantas pessoas novas, porreiras, conheci. Ainda hoje mantenho contacto com pessoal que nunca vi pessoalmente, e temos recordações de horas bem passadas no IRC. Passados anos, talvez finalmente marquemos o tão esperado meet. O MSN é a alemanha de leste da vida virtual. Tem um muro de berlim enorme, e só entra quem é autorizado. É uma pena.

Anonymous said...

o irc é ke era rulão