Saturday, January 14, 2012

Os "velhos do restelo" e a "malta nova"

Tenho reparado, de forma constante e sistemática refira-se, que numa conversa de pessoas de todas as faixas etárias, os mais novos (entenda-se dos 30 para baixo) são sempre o "alvo a abater" da parte dos "velhos do restelo", como se todos os males do País fosse culpa da malta nova, alguns são, admito sem problemas, há muitos jovens por aí que são a vergonha nacional, mas se formos a ver os grandes males do nosso País, de quem é realmente a culpa deles? Do pessoal mais velho! Eu disso não tenho qualquer tipo de dúvida!
Os "velhos do restelo" acusam os jovens de hoje em dia de serem mimados, mal-educados, de serem incompetentes, desleixados, de não saberem o que é sofrimento, a fome, etc...
Em defesa de muitos jovens (sim, nem todos merecem), tenho a dizer que muitos de nós passaram fome (e alguns ainda passam) porque os grandes e gloriosos senhores "velhos do restelo" preferiam ir para a tasca embebedarem-se do que pôr comida no prato em casa, também muitos de nós fomos obrigados a ser adultos antes do tempo, porque os pais ou avós não tiveram a sensibilidade de os educar (sim, já sei, dava muito trabalho e na vossa altura ia-se trabalhar logo a seguir à primária).
Eu sempre disse que nunca faz muito sentido comparar o incomparável, é verdade que hoje em dia uma sardinha não dá para três pessoas, mas também não é menos verdade que temos uma juventude muito mais culta e competente, com cursos técnicos e superiores e trabalho na área é uma miragem, quanto mais conseguir trabalho apenas com a primária... São tempos e circunstâncias diferentes, não faz muito sentido serem comparados, cada geração tem os seus problemas no seu devido tempo.
Na verdade a ideia deste post nem sequer é fazer comparações, mas sim condenar a atitude deplorável dos "velhos do restelo" que condenam sistematicamente a malta nova pelos males que o País atravessa, e agora sim, vou dizer umas coisas:

- Em termos políticos, quem vota maioritariamente no mesmo bloco central à mais de 3 décadas, que governo após governo, é sempre a enterrar Portugal, em todas as frentes? Resposta: os velhos do restelo!

- No mercado de trabalho, quem implementou o famoso sistema de cunhas, a corrupção, e a mentalidade que o novato é sempre um "alvo a abater"? Resposta: os velhos do restelo!

- A maioria da população Portuguesa é aposentada, maior que a população activa, ou por outras palavras, os "jovens incompetentes" que esfolam-se a trabalhar a recibos verdes para vocês receberem a vossa bela reforma e irem estoirá-la na tasca mais próxima.

- De que geração vem a tão podre mentalidade da subsídio-dependência, caça ao subsídio, baixas aldrabadas, e demais aldrabices? Resposta: dos velhos do restelo!

- O Mundo não pára, evolui constantemente, seja em termos de sociais, tecnológicos etc, não podemos ter a mentalidade do finca-pé eternamente no estado actual, sob o risco de não progredirmos nunca mais, e estagnar é morrer, um País não se pode dar a esse luxo. E aquele remédio novo inventado por um "jovem incompetente" que deu mais uns anos de vida a um "velho do restelo" para continuar a estoirar as suas reformas na tasca mais próxima.

Muito mais poderia ser dito, mas acho que dá para entender a ideia onde eu quis chegar. Posso ter feito uma generalização a um nível brutal, e haverá sempre excepções à regra, mas também não posso deixar de referir que é a moeda de troca feita pela generalização do "malta nova" e outras demais semelhantes. A "malta nova" não é a causa dos males do País, e muito menos poderá ser um bode expiatório das responsabilidades falhadas da parte dos "velhos do restelo".

No comments: