Saturday, July 12, 2008

SBSR 2008 9 de Julho - Lisboa

Como marquei presença no Super Bock Super Rock '08, decidi comentar a minha experiência vivida no Parque Tejo.

O Festival/Organização: Bom, como tenho lido noutros blogs e fóruns, parece que estou em sintonia numa coisa: a organização do SBSR deixa muito a desejar, recinto com más condições, casas de banho às 19h já estava tudo de pernas para o ar, um palco pequeno para um evento com o cartaz que teve, as barraquinhas de merchandising e de comes e bebes também não estavam ao nível, por exemplo, dum Rock in Rio (mas lindo mesmo, é não deixarem entrar por exemplo garrafas de água com TAMPA (esse grande e perigoso objecto... -_- ), mas lá dentro vendiam garrafas de água com tampa a 1 euro cada uma...

Outra coisa em que a organização do SBSR meteu a pata na poça, foi nas constantes mudanças de actuação das bandas, e o tempo limitado de algumas bandas.

Preço do Bilhete: 40 euros, penso que está bom tendo em conta o cartaz.

E agora o que interessa, os concertos pela sua ordem:

Lauren Harris: Fraquinho na minha opinião, e se não fosse o bom guitarrista que a acompanhava acho que ninguém via aquilo, não faz mesmo o meu género de música aquele pop pseudo-hard rock, como as pessoas dizem: Veio atrás dos Iron Maiden por causa do paizinho... Actuação de Lauren Harris durou 30 minutos, mas não deixa saudades.

Avenged Sevenfold: Admito que estava à espera de ouvir uma coisa calminha com uns toques de mainstream, mas acabaram por me surpreender, tocaram um som agressivo, tiveram boa interacção com o público, foi a banda que começou a juntar um nº bem considerável de público e sacou boas reacções à plateia. A organização deu-lhes 40 minutos, o que praticamente só dá para "aquecer", mas os Avenged Sevenfold em 40 minutos deram um bom concerto, o que é um grande feito. O que não me agradou em Avenged foi algum público, os elementos mais novos fans de Avenged decididamente não sabem ver concertos, desde quando Avenged é para moshs? Já para não falar nas pitas histéricas com o pito aos saltos que mais parecia que eram os Tokyo Hotel que tavam a tocar... Avenged não é bem recebido pelos fans mais old-school do metal, mas penso que têm uma boa qualidade musical e é provavelmente uma banda um bocado underrated, pelo menos fans a sério mereciam e não putos parvos.

Ficou a promessa de voltarem, e espero que com mais de 40 minutos...

Slayer: DESTRUIDOR! Chegaram e arrasaram, foi cerca de uma hora de puro thrash-metal old-school! E como manda o thrash, agressividade! Foi um excelente concerto por parte dos Slayer, banda mítica do thrash-metal que meteu o público em delírio e originou moshs a torto e a direito do início ao fim, deixaram o público de rastos. Êxitos como 'Raining Blood' e 'Angel of Death' foram o apogeu da actuação de Slayer. O quarteto parece não acusar a erosão do tempo nos concertos ao vivo, tem sabor especial ver o lendário Dave Lombardo a mostrar o porquê de ser uma lenda na bateria, Kerry King fez questão de recordar como é uma referência enquanto guitarrista de thrash e é claro a voz destruidora de Tom Araya. Espero que voltem a Portugal e que mostrem de novo a energia e agressividade que mostraram neste SBSR. Se alguém perguntar qual o modelo-ideal duma banda de thrash-metal, já sabem... SLAYER!

Iron Maiden: Palavras para quê? Se há banda que é perfeita é IRON MAIDEN! A banda que me fez com quem comprasse o bilhete do SBSR, simplesmente foi fantástica, fenomenal, arrasadora! 

Foi em Iron Maiden que se viu o público todo presente no SBSR, Maiden mostrou o porquê de serem os melhores:

Cenários excelentes, com dois Eddies gigantes a aparecerem no palco, efeitos de pirotecnia, fogo, fumo, luzes,  pano de fundo a mudar consoante a música, o palco em Iron Maiden, dado o espaço que tinham era impossível fazer melhor.

As músicas foram o delírio dos fans, começaram a abrir com a 'Aces High', seguiram-se depois clássicos como 'The Number of the Beast', 'Run to the Hills','Can I Play With Madness', mas foi na 'The Trooper'  o momento alto de Iron Maiden, Bruce Dickinson veste um casaco militar tal como na figura do Eddie em 'The Trooper', que aparece em pano de fundo quando começa a música, a agitar a bandeira do Reino Unido (até tinha furos e tudo a bandeira, como se tivesse sido trespassada por balas numa guerra) por cima da bateria, esse momento foi simplesmente memorável e inesquecível. 'Fear of the Dark' foi outro momento alto da actuação dos Iron Maiden.

ENCORE! Quando toda a gente já estava com cara de "Então, só uma hora?", não é que Maiden volta a surpreender e tocam mais três músicas em grande estilo, finalizando com a histórica 'Hallowed By Thy Name', acabara então o melhor concerto deste SBSR'08, que irá deixar boas recordações para toda a eternidade nos fans de Iron Maiden.  UP THE IRONS! 

Tal como com Slayer, também Iron Maiden parece não acusar o passar do tempo, o sexteto estava em grande forma e uma vez mais, provou que são a melhor banda de heavy-metal de sempre.

Rose Tattoo: Pure fucking rock'n'roll! Se há banda de hard rock que tinha curiosidade em ver a seguir aos míticos AC/DC eram os Rose Tattoo que se fizeram ouvir com um som bem alto.

Tocaram pouco tempo e para um público estafado, pois os antecessores foram Slayer e Iron Maiden, ainda assim cumpriram muito bem a sua função e fizeram a delícia dos fans quando entoaram a 'Nice Boys Don't Play Rock'n'Roll'. Boa nota para a banda hard rock deste dia.

Tara Perdida: Foi a banda que fechou este SBSR'08, conseguiu o "milagre" de reavivar os fans estafados, e conseguiram uma grande reacção da plateia tendo em conta as cirscunstâncias.

Apresentaram-se com um som agressivo puramente punk rock com laivos de hardcore, e acabou de vez com qualquer réstia de energia que inda pudesse haver no público. Cumpriram muito bem a sua tarefa.

E assim foi este SBSR'08  :)

1 comment:

Dream Crusher said...

\m/ Gostei mt do teu post, e só falta a mítica frase "quando tiver 80 anos ainda vou ouvir Iron Maiden". Keep on!